Sexta, 28 Nov 2014
Você está aqui:

Nossa Fanpage

Por favor, torne o diretório de cache editável
Curta nossa fanpage no Facebook ao lado!!!
O que são indulgências? O que é indulgência plenária? PDF Imprimir E-mail
Em dia com a igreja
Escrito por Administrator   
Sex, 21 de Novembro de 2014 00:57

Nesta semana, em decreto diocesano, foi proclamado na DIOCESE o ANO JUBILAR. E foi anunciado o pedido à Santa Sé de concessão da Bênção Papal com Indulgência Plenária anexa e a ser recebida durante o período. Será mais uma possibilidade que a Igreja nos dá de receber indulgência por nossos pecados. É hora de perguntar: O que são indulgências? O que é Indulgência Plenária?

Muitas pessoas vêm se perguntando sobre o sentido das indulgências e algumas pediram-me que escrevesse sobre o tema. Há até pessoas que acham que a gente nem devia mais falar destas coisas. É o que agora mesmo está me dizendo uma catequista, de prática religiosa bem ativa: “...não sou de acordo. Tenho medo de que vão envolver dinheiro nesta questão”. E nisto não anda longe de bons teólogos que diante da matéria ficam um tanto reticentes.

Mas, não é bem assim. Indulgência é uma doutrina que está em pleno vigor na prática pastoral da Igreja. É verdade que o tema causou polêmica na história. Uma prática que em si mesma tem sentido evangélico, mas foi usada de modo abusivo... provocando escândalos e ajudou a causar divisões na Igreja de Cristo, dando início à revolta luterana, iniciadora do Protestantismo, hoje bem ativo no mundo religioso cristão, e mais conhecido como crentes e evangélicos.

Leia mais...
 
Jesus Cristo, Rei do Universo PDF Imprimir E-mail
A Voz do Pastor
Escrito por Administrator   
Sex, 21 de Novembro de 2014 00:36

No próximo dia 23, último domingo do ano litúrgico, estaremos celebrando a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo. Esta festa foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1925, com o objetivo de louvar, glorificar e reconhecer Jesus Cristo como Rei do Universo.

Em verdade, Jesus é rei. Na hora do julgamento, Pilatos lhe pergunta: “Então, tu és rei?” Respondeu Jesus: “Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz” (Jo, 18,37).

O povo de Israel esperava, há muito tempo, o Messias, o ungido do Pai, aquele que viria libertar o povo e instaurar o reino. Mas que tipo de reino esperavam as pessoas? O conceito de reino para muitos, em Israel, não era diferente do conceito dos demais povos. Reino pressupunha coroa, jóias raras, pompa, poder, riqueza, triunfo, privilégios. Não é deste tipo o reino de Jesus. Na festa de seu reinado, os importantes são os pobres, os famintos, os presos, os doentes, aqueles que o mundo ignora.

Leia mais...
 
Editorial PDF Imprimir E-mail
Editorial
Escrito por Administrator   
Sex, 21 de Novembro de 2014 00:32

A recente polêmica envolvendo a qualidade da água fornecida aos alunos de uma escola pública municipal, localizada em um dos distritos do município de Sobral, fez ressurgir o debate envolvendo as condições de ensino a que são submetidos milhões de jovens por todo o país, na maioria, pertencentes a famílias de baixa renda, estando, por conseguinte em situação de vulnerabilidade.

Denúncias relacionadas às precárias condições do transporte escolar são frequentes, tanto que, em diversas situações, alunos da zona rural são flagrados sendo transportados em paus-de-arara, modelo execrável de mobilidade, proibido por lei, e que, há muito, já deveria ter sido banido das rodovias brasileiras.

Com relação à merenda escolar a questão não é bem diferente e não faltam queixas quanto à qualidade ou até mesmo do não fornecimento, obrigando a que os alunos assistam ás aulas, literalmente, de barriga vazia, já que não estes não fazem suas refeições em casa, na expectativa de desfrutarem de uma alimentação de melhor teor proteico em suas instituições de ensino.

Leia mais...
 
Diocese de Sobral foi notícia da CNBB PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Sex, 21 de Novembro de 2014 00:28

Em preparação a festa dos 100 anos de criação, a diocese de Sobral (CE) abriu oficialmente o Ano Jubilar e Ano Eucarístico, no dia 9 de novembro. A partir desta data tem início, também, a peregrinação dos ícones, a cruz missionária e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que percorrerão paróquias e comunidades. A programação do Jubileu inclui será realizada até novembro de 2015, quando será comemorado o centenário da diocese.

Haverá, ainda, neste período, celebrações jubilares por segmento, com participação das pastorais, grupos, movimentos, associações e outros. Em outubro do próximo ano está prevista a Semana Eucarística Paroquial e, no mês seguinte, o Congresso Eucarístico. A festa dos 100 anos está marcada para o dia 8 de novembro, com celebração de missa, programação cultural e lançamento do livro da história da diocese de Sobral.

Leia mais...
 
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO – CCCLXXXIX PDF Imprimir E-mail
Pastoral da Comunicação
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 23:58

Amanhã é o último Domingo do ano litúrgico, em que se celebra a Festa de Cristo Rei. Temos só mais a semana que vem, como a última do Tempo Comum e, no Domingo próximo, 30 de Novembro, já é o 1º dia do novo ano litúrgico: o 1º Domingo do Advento, início de um novo ciclo ou calendário eclesial.

Todos os anos isso se repete e é muito bom que todos os católicos saibamos disso para o nosso próprio conhecimento e para informar a outras pessoas que não saibam da seqüência vivida pela Igreja a cada ano.

E o que vem a ser uma Festa a Cristo Rei? O que significa Jesus é Rei?

Normalmente se pensa num rei terreno, poderoso, e o próprio povo judeu o quis aclamar Rei, nesse sentido, em algumas ocasiões; tanto que Pilatos o interroga: tu és Rei? Jesus responde: tu o dizes. Eu sou Rei. Mas o meu reino não é deste mundo.  

Leia mais...
 
Sociedade em destaque PDF Imprimir E-mail
Sociedade em Destaque
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 23:21

Parabéns, Daniela Costa!


Está acontecendo no dia de hoje, 22 de novembro, o aniversário da Secretária da Ciência e Tecnologia, Daniela Costa. Pessoa do mais alto gabarito nos meios social, político e social da cidade. A homenageada recebeu no dia do seu aniversário as mais justas e merecidas homenagens por ocasião de tão importante data.

Leia mais...
 
Confira as normas para cálculo e pagamento do 13º Salário PDF Imprimir E-mail
Economia
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 23:18

Instruída em 1962, a Gratificação de natal, popularmente conhecida como 13º Salário, é uma bonificação salarial que o empregador deve pagar em duas ou três parcelas, dependendo do caso, a todos os seus empregados.

O benefício corresponde ao valor do salário integral do empregado, caso tenha trabalhado durante todo o ano na empresa.

Contudo, se o empregado for admitido no curso do ano, o 13º Salário, será proporcional aos meses trabalhados.

Tem direito ao 13º Salário, todo trabalhador registrado, seja ele rural ou urbano, doméstico, do setor público ou privado.

Leia mais...
 
Cristo Redentor x Papai Noel PDF Imprimir E-mail
Poucas e boas
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 22:56

Para a alegria da meninada, nesta semanareabriu-se a Casa do Papai Noel de Sobral, como ocorre topdo ano nessa época. Pelo que se observa, está-se inserindo no calendário cultural daqui e de municípios vizinhos que copiaram a ideia. Pena que muitas das alegorias apresentadas contrastam com a realidade local (doutra vez, até neve arranjaram!). Isso sem falar na alimentação da descristianização galopante que o Natal da mídia há anos acalanta.

Sou extremamente favorável à globalização da cultura, a favor de que seja possibilitado ao nosso povo o conhecimento da de outros povos. Mas tudo isso de forma consciente e equilibrada. Aconselho até que devemos aprender o máximo possível com outras culturas. Agora, sem jamais deixar que elas sufoquem ou aniquilem a nossa.

Leia mais...
 
Hélio Arruda Coelho PDF Imprimir E-mail
Cantinho da Saudade
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 22:20

 

Há 37 anos Sobral perdia um dos seus mais dinâmicos empresários: José Hélio Barreto Arruda Coelho, aos 41 anos, e no auge de sua ascensão.

Hélio Arruda nasceu em Sobral (CE), na Praça Duque de Caxias, no dia 11 de abril de 1935, sendo seus pais o comerciante José Maria Arruda Coelho e D. Eurídice Barreto Arruda. Estudou as primeiras letras na Escola Primária da professora Chaguinha Lima, para ingressar mais tarde no Ginásio Sobralense. Ali cursou até a 3ª série, de onde se afastou para trabalhar no comércio, em 1950. Primeiramente atuou como auxiliar da firma F. Chagas Barreto, o que lhe serviria como verdadeira escola de formação para a vida e lhe consolidaria a vocação para as lides comerciais.

Em 1954 deixou a firma de seu tio e padrinho, transferindo-se para Recife, onde prestou o Serviço Militar na Base Aérea. Voltando à vida civil, concluiu o Curso Ginasial e ingressou na Escola Técnica de Comércio da Faculdade de Ciências Econômicas de Pernambuco, diplomando-se Contador em novembro de 1959.

Leia mais...
 
Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 21:39

O Brasil tem 16,2 milhões de pessoas vivendo em condições de pobreza extrema, segundo dados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE. Para que uma pessoa esteja enquadrada no conceito de pobreza extrema, ela deve ter renda mensal abaixo de até R$ 70, ou pouco mais de R$ 2 por dia.

Segundo o levantamento, o Nordeste é a região do país que mais sofre com o problema, concentrando 59,1% (9,61 milhões) dos brasileiros extremamente pobres, seguida pelo Sudeste, que detém 17%% (2,7 milhões). Dentre esses 16,2 milhões de habitantes na extrema pobreza, que correspondem a 8,5% da população brasileira, a grande maioria é negra ou parda, 53% vivem em área urbana e 46,7% são moradores do campo que, em muitos casos, exercem atividades baseadas na agropecuária de subsistência.

Leia mais...
 
O corredor cultural da cidade de Sobral está de cara nova PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 21:07

As obras de pavimentação das ruas do corredor cultural da cidade de estão em andamento para melhorar o tráfego de pessoas e veículos.

A Prefeitura de Sobral, através da empresa Tecnocon está restaurando os trechos mais críticos das ruas do centro cultural e comercial da cidade com o objetivo de melhorar o tráfego e a mobilidade urbana do Município, além de facilitar o escoamento das águas servidas e pluviais do Centro da Cidade.

Leia mais...
 
VII Marcha do vale em defesa da vida! PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 21:02

O projeto Marcha do vale em defesa da vida nasceu nos idos de 2008 da experiência das comunidades eclesiais de base (CEB’S). Nasceu de gente simples, do povo preocupado em defender a vida, o ecossistema, a natureza, isto é, defender e promover a vida nas suas diversas formas.

Nos últimos anos a marcha do vale, que já tem 08 anos de movimento, abraçou como foco principal o Rio Acaraú que se tornou ícone desta luta pela promoção e defesa da vida. O rio é a segunda maior Bacia hidrográfica do estado do Ceará, banhando 28 municípios. São vários os problemas ambientais que afetam este manancial desde sua nascente, no município de Monsenhor Tabosa, até chegar em Acaraú: poluição, assoreamento, retirada de areia do leito do rio para construção civil, retirada de argila da planície fluvial, desmatamento dos carnaubais e do manguezal como o mais crítico.

Leia mais...
 
Na cara do gol PDF Imprimir E-mail
Na cara do gol
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 20:20

Copa do Nordeste sub-20: já era!

A Federação Pernambucana de Futebol(FPF) cancelou a Copa do Nordeste de 2014, alegando falta de apoio logístico do governo do estado de Pernambuco, que a principio seria um forte aliado da entidade Maurícia. Ao tomar corajosa decisão a FPF comunicou tal fato a Federação Cearense de Futebol(FCF) e demais congêneres do Nordeste, que imediatamente levou ao conhecimento do Guarany, acabando de vez com o sonho da garotada rubro-negra, que tinha na Copa do Nordeste uma válvula de escape que seria favorável a eles que enxergam o futuro bem próximo.

Ainda no seu comunicado a Federação Pernambucana de Futebol argumenta que seu projeto só não foi adiante, por causa do governo do estado que desistiu da parceria. A entidade pernambucana estava com todo esquema pronto para por em prática, com sede, locais dos jogos, tabela e os grupos definidos.

Leia mais...
 
Vila Olímpica será entregue após dez anos em construção PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Novembro de 2014 20:18

Com Ordem de Serviço assinada em 2005, pelo então prefeito Leônidas Cristino, a Vila Olímpica de Sobral, agora está sendo prometida para ser entregue daqui há seis meses, ou seja, no ano em que a obra completará 10 anos de execução.

 

A informação é do Blog da PMS, que traz a notícia de que o equipamento está funcionando com algumas atividades regulares, mas que estará 100% pronta ao longo de seis meses.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 271