Quinta, 23 Out 2014
Você está aqui:

Nossa Fanpage

Por favor, torne o diretório de cache editável
Curta nossa fanpage no Facebook ao lado!!!
A missão exige evangelizadores com espírito... PDF Imprimir E-mail
A Voz do Pastor
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:19

No mês de outubro nossas atenções se voltam, de modo especial, para a questão missionária. Celebramos, neste domingo dia 19, o Dia Mundial das Missões. Neste ano, a Pontifícias Obras Missionárias (POM), propõe para reflexão o tema: “Missão para Libertar” e o lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4, 18). A mensagem do Papa Francisco para este dia, trata da “Igreja em saída” e da natureza missionária da Igreja, a mensagem começa com um alerta a todos nós: “Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo”.

A missão exige evangelizadores com espírito. Por isso, trago para a nossa reflexão neste dia mundial das missões algumas colocações do Papa Francisco, na Evangelii Gaudium. O que quer dizer evangelizadores com espírito? “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo” (EG, 259). “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que rezam e trabalham. Do ponto de vista da evangelização, não servem as propostas místicas desprovidas de um forte compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração” (EG, 262).

Leia mais...
 
Editorial PDF Imprimir E-mail
Editorial
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:18

No primeiro turno das eleições, a nota destoante e lamentável, ficou por conta dos resultados apresentados, quase que semanalmente, pelos institutos de pesquisas que, além de apresentarem dados conflitantes, parecia demonstrar que estavam tratando de temas diferenciados e não de uma questão única, a intenção do voto do eleitor para a presidência da república e para o governador do seu Estado.

É certo que nas cidades onde foram utilizadas as urnas com conferência biométrica do eleitor ocorreram algumas reclamações, principalmente em relação à demora da leitura feita no equipamento, exigindo, às vezes, do mesário, algumas interferências, como enxugar o dedo do eleitor, ou o visor para a captura da informação.

Leia mais...
 
Sínodo poderá declarar São José como padroeiro universal das famílias PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:17

POR CNBB

Durante intervenção na 3ª Assembleia do Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, no Vaticano, o presidente da Conferência Episcopal de El Salvador, arcebispo José Luis Escobar Alas, propôs que São José seja declarado, pela Igreja, padroeiro universal das famílias.

"Deus queira que tenhamos esta graça posto que é modelo de marido, de pai, e protetor dos jovens. Mas também devemos considerar-lhe neste momento um defensor dos direitos da mulher e das crianças. Foi ele quem protegeu a Sagrada Família e o Divino Menino na fuga para o Egito. E deixe-me dizer mais uma coisa, São José continua cuidando de cada uma das nossas famílias", explicou dom Escobar em entrevista à Rádio Vaticano.

O arcebispo disse, ainda, que o amor e devoção a São José estão em toda a Igreja, pois é o padroeiro universal da Igreja. "Também é o padroeiro dos operários. Mas, os bispos do meu país e o povo de Deus, consideramos que convém que São José seja o padroeiro universal da família, e isto é o que pedimos por escrito todos os bispos na nossa participação no Sínodo", ressaltou.

 

 
Papa nomeia seis padres sinodais para redigir documento do Sínodo PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:16

POR CNBB

A 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos encerra no próximo domingo, 19. Para compor a equipe de redação final do documento de reflexão sobre os “Desafios Pastorais da Família”, o papa Francisco nomeou seis padres sinodais. O texto não será conclusivo, mas fará os encaminhamentos para o Sínodo de 2015.

Entre eles estão o arcebispo argentino e reitor da Universidade Católica Argentina, dom Víctor Manuel Fernández, e o superior da Ordem dos Jesuítas, o espanhol padre Adolfo Nicolás.

Leia mais...
 
Apresentado relatório das primeiras reflexões do Sínodo PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:14

POR CNBB

Na abertura da segunda semana de trabalho da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, foi apresentado o primeiro relatório, o Relatio post disceptationem, com os principais contributos propostos nas reflexões dos padres sinodais. São 58 pontos que indicam as motivações para as escolhas pastorais da ação evangelizadora da Igreja junto às famílias.

O texto é resultado da primeira semana de trabalho da Assembleia Extraordinária, sendo exposto pelo relator-geral, cardeal Peter Erdo. O documento desenvolve-se em três ideias-chave: escutar o contexto sociocultural em que vivem as famílias hoje; olhar para Cristo e para o seu Evangelho da família e confrontar-se sobre as prospetivas pastorais a iniciar.

Leia mais...
 
Seminário em foco PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:13

por Marcos Amorim

Sou Marcos Amorim da Paróquia Sagrado Coração de Maria, da cidade de Morrinhos, tenho 17 anos de idade, entrei no Seminário Menor do Propedêutico da Diocese de Sobral este ano.

Após ter tido um discernimento na paróquia ao qual pertenço e uma caminhada muito boa em um grupo de oração da mesma, e também no serviço como coroinha, senti o chamado de Deus, estaria mentido se falasse que ouvi Deus falar comigo apenas uma vez; pois desde meus nove anos de idade, sentia algo estranho quando servia o Senhor no altar sendo coroinha, embora eu muito criança, tinha a percepção que não era coisa da cabeça, mas proveniente de uma força maior, então como se não bastasse comecei a frequentar um grupo de oração da cidade de Morrinhos, foi lá onde encontrei minha maior alegria, pois afinal de contas, tornava- me amigo de Cristo. A experiência foi única, mesmo muito jovem, fui enviado em missões; e também como se não bastasse tive à maior experiência com Cristo através das pessoas que eram visitadas.

Leia mais...
 
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO – CCCLXXXIV PDF Imprimir E-mail
Pastoral da Comunicação
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:11

 

Nessa quarta feira, PP, 15, se celebrou, no Brasil, o Dia do Professor, decretado pelo Imperador D. Pedro I, aos 15 de Outubro de 1827, em homenagem à grande educadora, Santa Tereza d’Ávila, literata, doutora da Igreja, cuja festa litúrgica se celebra no dia 15 de Outubro.

Pelo decreto imperial “todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras”. Visava descentralizar o ensino, contratar professores competentes e capazes com salários justos e que dessem um ensinamento de matérias básicas para todos os alunos. Foi algo inovador e revolucionário se não tivesse ficado só no papel.

Somente 120 anos depois, em 1947, tomou-se consciência do decreto e se comemorou, pela 1ª vez, o Dia do Professor. Quatro professores do Ginásio Caetano de Campos da Rua Augusta, 1520, em São Paulo tiveram a idéia de organizar, nesse dia, uma “parada” ou um “feriado” para “evitar a estafa e fazer uma avaliação dos trabalhos para o restante do ano”. Professores e alunos levaram doces e bolos de casa para uma “confraternização” e a idéia ficou lançada para se espalhar por todo o Brasil. E assim se foi repetindo por toda parte, até que em 14 de outubro de 1963 foi oficializada, nacionalmente, como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682 com a seguinte justificativa: “para comemorar, condignamente, o Dia do Professor os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Leia mais...
 
Direito Canônico: quanto à Extensão do Impedimento PDF Imprimir E-mail
Direito Canônico
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:10

 

Quanto à sua extensão os impedimentos matrimoniais se distinguem em “absolutos” e “relativos”.

O impedimento matrimonial absoluto exclui o Matrimônio com qualquer pessoa. Por exemplo, o veículo conjugal.

O impedimento matrimonial relativo exclui o Matrimônio somente entre determinadas pessoas. Por exemplo, a consangüinidade.

Leia mais...
 
Professor: a mais nobre das profissões PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:09

Professor Teodoro

Deputado estadual


A figura do professor é reverenciada em todas as culturas, cada qual com sua data nacional. No Brasil, a data é comemorada no dia 15 de outubro, data oficializada como feriado escolar em 1963, pelo decreto federal nº.52.682. Na Coreia do Sul o dia do professor é comemorado no dia 15 de maio e os educadores são presenteados com cravos pelos alunos. Os ex-estudantes reverenciam seus antigos professores, com visitas e presentes. Sinal de uma cultura que valoriza os professores.

O magistério não é uma das profissões mais prestigiadas no Brasil, o que se reflete diretamente na qualidade da educação. Em nosso País a profissão é desvalorizada, mal remunerada e não se torna atrativa para muitas pessoas vocacionadas, que não vão ensinar em busca de profissões que ofereçam melhores salários. De outro lado, não há estímulos para que o professor tenha qualificação continuada, havendo no ensino fundamental e médio poucos mestres e doutores, que poderiam imprimir novos conceitos educacionais e atualizações didáticas.

Outro ponto que tem feito muitos professores a desistirem da profissão é a falta de segurança nas escolas, onde os professores são ameaçados, agredidos e até assassinados por alunos por causa de uma nota baixa ou de uma chamada de atenção a um mau comportamento. Os nobres colegas devem lembrar-se de que, no nosso tempo, quando o professor entrava em sala de aula, todos os alunos se levantavam em sinal de respeito e ai daquele que ousasse ameaçar um professor. Se as coisas continuarem assim é provável que os professores venham a reivindicar adicional de periculosidade.

Leia mais...
 
Bispos discutem aborto, divórcio e homossexualidade no Vaticano PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:08

Religiosos de todos os países se reúnem no Vaticano para o primeiro sínodo comandado pelo Papa Francisco. A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família começou no último dia 9 e segue até o dia 19 de outubro, com a beatificação do papa Paulo VI.

 

São mais de 250 participantes que discutem situações difíceis relacionadas às novas realidades familiares. As 45 intervenções centraram-se, em sua maioria, na controversa questão do acesso à comunhão para divorciados que voltaram a casar, aborto e homossexualidade.

O Encontro, que tenta se aproximar das famílias de hoje, propõe a abertura de portas até então lacradas pela Igreja. A partir daqui, um documento de reflexão sobre os “Desafios Pastorais da Família” está sendo realizado. Contudo, não será conclusivo, mas fará os encaminhamentos para o Sínodo de 2015.

Leia mais...
 
Prosseguem obras de substituição do asfalto por blocos de concretos nas ruas do centro PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:07

Fábio Melo

A nova etapa das obras do Projeto Sobral Novo Centro, que consiste na colocação de blocos de concreto nas principais ruas do centro da cidade, em substituição a atual cobertura asfáltica, prosseguem nas ruas do entorno da Praça de Cuba. Os trabalhos de construção do meio fio e de preparação do solo em parte das ruas já permite a colocação dos blocos de concreto intertravados.

A nova pavimentação trará benefícios, como a diminuição do calor irradiado pelo asfalto quente e, principalmente, a melhora estética no centro. “A retirada do asfalta trará de volta o aspecto original das ruas, valorizando o espaço histórico do centro de Sobral”, explica a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente do Município, Gizella Gomes. A secretária explica também, que a complexidade da obra traz transtornos temporários, por mexer na rotina de comerciantes e das pessoas que passam pela área central da cidade diariamente.

Leia mais...
 
O projeto Sobral Curte Paz abraça o PROERD em parceria com a Polícia Militar PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:05

Por Luciano Marques Vasconcelos


A paz tão desejada começa em nós e se espalha por nossas atitudes, mesmo aos menores e aparentemente insignificante como bem orienta a campanha “gentileza gera gentileza”.

O Projeto Sobral Curte Paz continua com suas ações de promoção da cultura da paz e se tornou uma realidade em muitos espaços de nosso município com iniciativas que levam a conscientização e prevenção da violência.

A presença da Polícia Militar junto ao Projeto Sobral Curte Paz é uma parceria que tem dado certo, pois o comandante do 3º BPM, Coronel Carvalho, tem participado das reuniões da coordenação onde contribui com sua larga experiência na promoção da paz.

Leia mais...
 
Casa São Francisco realizou jantar beneficente PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 10:03

A Comunidade Católica Shalom de Sobral realizou, no dia 14 de outubro, a terceira edição do jantar beneficente “Sua Mão é Abrigo”, acontecido no Buffet Dona Flor de Sobral. O evento teve como atração a cantora da Comunidade Shalom, Leozany Oliveira, que atualmente está morando em Sobral e fez um show acústico cantando clássicos que marcaram a sua história. O evento contou, ainda, com um espaço infantil onde as crianças participaram de atividades e brincadeiras.

Estiveram prestigiando a solenidade: o bispo de Sobral, Dom Odelir José, o Vigário Geral, Pe. Gonçalo, o reitor do Seminário São José, Pe. Italo, os seminaristas do Seminário São José, os benfeitores de Sobral, o Coronel Carvalho, comandante do 3º BPM de Sobral e de Edna Chaves, Ecônoma da Diocese de Sobral.

Leia mais...
 
Sociedade em Destaque PDF Imprimir E-mail
Sociedade em Destaque
Escrito por Administrator   
Seg, 20 de Outubro de 2014 09:52

Parabéns Pe. Deassis!


Registramos com alegria no passado dia 13, o aniversário do jovem Pároco, Pe. Francisco de Assis Neto. Pessoa conceituada na Diocese, junto aos seus Paroquianos e amigos. Com sua jovialidade e alegria vem desenvolvendo um trabalho pastoral admirável na Área Pastoral de Rafael Arruda, onde foi bastante cumprimentado pelo vasto círculo de amizade daquela cidade.

Felicidades e Parabéns Pe. Ribeiro!

A Diocese e a Paróquia de Reriutaba uniram-se em festa pelo Natalício do estimado Pe. Marcos Antônio Ribeiro da Silva. O respeitado Pároco está em atividade pastoral na Paróquia de Reriutaba, onde hoje recebeu de seus familiares e amigos, as devidas homenagens pela festiva data de seu natalício.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 263